Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com
">

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O QUE É HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links.


A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.

A experiência de navegar em hipertexto pra mim foi bastante interessante, pois me trouxe novas descobertas e aprendizado. Percebi também que o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno e a produção textual. É uma ferramenta rica e que contribuiu muito para o meu aprendizado. Descobri algo novo é sempre bom principalmente quando acrescenta algo em nossa vida profissional e pessoal. Acredito que esta ferramenta irá contribuir muito com o meu trabalho.

É uma atividade colaborativa e que traz benefícios extraordinários no que diz respeito à construção individual e coletiva do conhecimento. Percebi que os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

O conceito de aprender está muito vinculado ao de ensinar. No entanto as concepções atuais sobre aprendizagem mostram que a ato de ensinar pode provocar diferentes tipos de aprendizagem. Vivemos em meio a uma diversidade de informações disponíveis para todos e de diversas formas. Na minha vivência como docente, observo que é necessário buscarmos novos conhecimentos, novas possibilidades a fim de envolvermos nossos alunos nesse mundo multicultural em constante mudança.


Procuro dentro das minhas possibilidades atualizar sempre para que eu possa conduzir o meu trabalho da melhor forma possível, pois “Vivemos em uma sociedade da aprendizagem na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender” (Juan Ignacio Pozo).

Como professora devo estar aberta às novas formas de desenvolver meu trabalho. Estamos nos deparando com novas formas de aprender e nos relacionar com o conhecimento, ao mesmo tempo devemos estar preparando nossos alunos para esse novo contexto no qual estão inseridos. Assim, todos nós devemos nos qualificar para facilitar a interação e a troca de informação entre professor e aluno.