Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com
">

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CONCEITO DE CURRICULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.
O currículo que estabelecem as administrações públicas é aberto, flexível e geral, de maneira que é cada centro que adapta essas bases a seu entorno particular.
É na prática que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
No texto da pesquisadora Maria Elizabeth Bianconcini percebe-se que há uma preocupação em integrar tecnologia e desenvolvimento curricular pois, segundo ela ainda há uma desarticulação entre si, motivo esse que dificulta o enfoque globalizante na análise de desafios e problemas. Ainda assim, são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas, este uso traz contribuições à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias. Só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos.
(Nova Escola edição nº 223 junho/2009)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PROJETO DOCE FESTA

APRESENTAÇÃO






O Projeto Doce Festa será desenvolvido no Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva respecificamente nas turmas do 2º ao 5º ano e trás como proposta, alternativa para melhorar a participação dos estudantes nas atividades escolares, oportunizando uma experiência metodológica que possibilite o resgate do processo ensino-aprendizagem.
Buscam-se soluções para diminuir o índice de para casa não feito, infrequência, livros lidos, produção textual baixa auto-estima e indisciplina, situando-se como instrumento de prevenção, envolvendo nesse processo os pais, educando, professores, Técnica de Acompanhamento DRE, funcionários da U. E através de contatos informais que possibilitem as discussões amplas, críticas e criativas do projeto no confronto com a prática.

OBJETIVO GERAL
Criar condições para a construção de um ambiente cooperativo favorável ao resgate de sentimentos afetivos e construtivos que possibilite ao aducando a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Elevar a auto estima
 Diminuir o índice de para casa não feito, produção textual;
 Aumentar o índice de livros lidos mensalmente;
 Melhorar a participação e desempenho nas atividades em classe e extra classe;
 Melhorar o relacionamento com colegas e professor

JUSTIFICATIVA
O Projeto Doce Festa visa desenvolver o ensino de forma lúdica e criativa, criando condições desafiadoras para que o aluno construa seu próprio conhecimento na interação com o meio, através de experiências concretas numa relação teoria e prática.
METODOLOGIA
O Projeto Doce Festa será executado pelos professores do 2º ao 5º ano no período de Agosto a Dezembro.
O objetivo não é transformar a criança em um consumidor, mas elevar sua auto-estima e tornar o ensino prazeroso, buscando dessa forma melhorar a participação e o desenvolvimento na leitura e escrita.
Durante toda semana cada aluno terá um saldo de R$ 5,00 reais. Cabe a ele trabalhar para permanecer com o mesmo. São cinco ( 5 ) itens avaliados e o educando só receberá pela tarefa cumprida.
Cabe ao professor observar cuidadosamente e incentivar os alunos, pois o objetivo do projeto não é punir ou chantagear, mas mostrar a eles o valor do trabalho.

CRITERIOS AVALIADOS
 Para casa feito
 Reconto dos livros lidos e produção textual;
 Participação em sala;
 Organização dos cadernos;
 Convivência harmônica com colegas, professores e demais servidores.

OBSERVAÇÃO: o aluno que brigar na escola durante a semana perde todo o dinheiro ganho mesmo que tenha realizado todas as tarefas.

CULMINÂNCIA
Feira de brinquedos, doces e salgados...


RESPONSÁVEL
Suporte Pedagógica - Edilma Alves Pereira Aires e Maria Cristiane Gonzaga de Brito Araújo
Professoras –. Ana Araújo, Delzimar Guimarães, Deuzelina Ferreira
Diretora – Adalgisa Rodrigues Santana
Diretora Adjunta Administrativa – Maria de Jesus Dias Lima

PROJETO RADIO CONEXÃO NO CCS

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL ARTUR DA COSTA E SILVA.
Educar para mudar

PROJETO: RÁDIO CONEXÃO ESCOLAR
Apresentação:
O presente projeto foi elaborado após estudo da série Escola Faz Tecnologia faz escola veiculada no programa Salto para o Futuro da TV Escola; é parte integrante do Projeto político pedagógico do CCS e deverá ser trabalhado envolvendo estudantes e toda comunidade escolar. Podendo passar por alterações anuais a fim de atender a demanda e atingir objetivos propostos para melhorar o processo pedagógico desenvolvido na referida U.E.
Justificativa:
A cada ano a tecnologia avança rapidamente e nem sempre conseguimos acompanhar tais evoluções. Uns nem sequer tem acesso ainda a muitos meios tecnológicos, outros o tem, mas não sabem utilizar os conhecimentos que podem ser aprendidos através desses meios para conseguir ter êxito em seus espaços sociais do cotidiano.
No âmbito educacional a tecnologia e suas linguagens vêm sendo introduzidas aos poucos, mas ainda não atinge a maioria dos estudantes das escolas públicas. Este projeto propõe ampliar o uso dos recursos tecnológicos de áudio que já existe na escola garantindo acesso a todos os estudantes de forma planejada com objetivos claros e de acordo com a sua Proposta Política Pedagógica.
Objetivo Geral:
Ampliar o uso dos recursos de áudio disponível, levando os estudantes a discutirem a linguagem utilizada pela tecnologia radiofônica, suas funções e utilidades na sociedade, bem como na formação sócio cultural dos indivíduos, favorecendo momentos de lazer na hora do recreio, diminuindo assim a indisciplina escolar.

Objetivos específicos:
• Promover mecanismo para trabalhar a interdisciplinaridade.
• Levar o aluno a ler e produzir textos.
• Explorar habilidades artísticas.
• Desenvolver habilidades de atenção, concentração, cooperação.
• Desenvolver a habilidade da oralidade.
• Levar o aluno a reconhecer a importância das linguagens tecnológicas.
• Promover a interatividade entre a comunidade escolar.
• Reduzir a evasão escolar oferecendo ao aluno uma nova opção de aprendizagem e entretenimento.
• Explorar o lazer saudável nos momentos recreativos;
• Desenvolver a liderança estudantil através dos monitores;
• Incentivar o compromisso e a responsabilidade frente ao processo de ensino e aprendizagem através dos critérios do regulamento.
Ações metodológicas:
• 01 - Utilizar o horário do recreio para transmissão de programações por turma sob comando dos monitores;
• 02 - Realizar oficina com os alunos da Unidade de Ensino para treinamento de uso dos equipamentos a serem utilizados na rádio. E simulações de elaboração e apresentação de um programa através de parcerias.
• 03 - Realizar oficinas, por turma, com os estudantes, de uso dos equipamentos, simulações de elaboração e apresentação de um programa, aproveitando aulas e disciplinas mais ligadas aos temas pertinentes à implantação da rádio.
• 04 - Realizar estudos em grupos na biblioteca e internet sobre o rádio: estação de transmissões, como funciona o radio, como se transmitem a onda de rádio, emissoras da cidade, a história do rádio no Brasil, etc.
• 05 - Realizar debates e ou palestras sobre a função do rádio e suas programações dentro do contexto atual.(nas disciplinas a fins)
• 06 - Criar um regulamento contendo critérios para uso e funcionamento da rádio.
• 07 - Montar programações com grupos de alunos para serem utilizadas na rádio durante o dia reservado para cada turma.(nas disciplinas a fins)
• 08 - Utilizar a rádio para divulgar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e projetos escolares.
• 09 - Adotar caderno de registros para as atividades desenvolvidas pela rádio a ser preenchido pelo grupo de alunos responsáveis pela programação do dia.(É importante que isto faça parte do regulamento).
Cronograma das ações:
O projeto iniciou no ano de 2006 realizando estas ações a partir de junho com continuidade nos anos seguintes.
Avaliação:
A avaliação poderá ser feita através de observações continuas dos trabalhos realizados, detectando e registrando os avanços e os pontos falhos para posteriormente serem aplicados mecanismos de correções dos insucessos e divulgação dos sucessos; portanto há de se avaliar o projeto:
• Nos momentos de reuniões periódicas, assembléias, conselhos etc.
• Através de pesquisa de opinião entre os estudantes, registrando e divulgando os dados obtidos.
• Através da observação do caderno de registro das atividades da rádio, se este for adotado.

Bibliografia/indicações de vídeos.

• Apostila Salto para o futuro: Série: Escola Faz Tecnologia...faz escola.
• Revista Nova Escola, maio de 2004.
• Enciclopédia Barsa: Rádio
• Vídeos: Salto p/ o Futuro: Escola faz tecnologia...faz escola, set/2004; O mundo cibernético de 2020 – TV Escola.