Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com
">

terça-feira, 2 de novembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

Estudar é uma forma de preparar para enfrentar os desafios que a profissão oferece. O curso é uma oportunidade a mais para que eu possa melhorar profissionalmente e dessa forma contribuir ainda mais com o processo Ensino aprendizagem.
Considero que todas as oportunidades vivenciadas enriquecem minha caminhada profissional e contribuem para o aprimoramento pessoal. O curso Ensinando e Aprendendo com as TIC foi e continuará sendo mais uma oportunidade que tenho de refletir sobre algo peculiar da época em que vivemos, tornando-a mais consciente a respeito do papel que a tecnologia exerce na vida cotidiana.
Descobrir como participar efetivamente desse processo talvez seja o maior desafio, mas as oportunidades contribuem com a qualidade da educação e com a inclusão de crianças, jovens e adultos.
No decorrer do curso confesso que tive dificuldades em realizar algumas tarefas, mas o apoio da tutora e colegas foi fundamental para a superação dos obstáculos enfrentados. Sei que a vida apresenta obstáculos que são desafios para o nosso crescimento. Gosto do que faço, acredito que sempre é possível aperfeiçoar e estou aberta às inovações.
O curso foi muito significativo pra mim, pois nos remete a uma reflexão profunda sobre a prática pedagógica. Gostaria de mencionar a qualidade dos textos propostos na apostila. Material esse que ajudou a compreender melhor aquilo que fazemos como fazemos e o que pretendemos fazer para avançar ainda mais.
A U. E. onde trabalho desde 2005 não contava com laboratório de informática, porém os recursos existentes sempre foram bastante utilizados no nosso dia a dia na escola. Temos até uma Rádio Escolar e a idéia surgiu a partir da série do Salto para o Futuro exibida na TV escola. A rádio funciona desde 2006.
Para finalizar gostaria de deixar um trecho de um livro de Fhelippe Perrenoud que diz:
“Formar para as novas tecnologias é formar para o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação”.






Porto Nacional 30 de outubro de 2010



Edilma Alves Pereira Aires
________________________________________________