Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com
">

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O QUE É HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links.


A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.

A experiência de navegar em hipertexto pra mim foi bastante interessante, pois me trouxe novas descobertas e aprendizado. Percebi também que o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno e a produção textual. É uma ferramenta rica e que contribuiu muito para o meu aprendizado. Descobri algo novo é sempre bom principalmente quando acrescenta algo em nossa vida profissional e pessoal. Acredito que esta ferramenta irá contribuir muito com o meu trabalho.

É uma atividade colaborativa e que traz benefícios extraordinários no que diz respeito à construção individual e coletiva do conhecimento. Percebi que os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado.

5 comentários:

  1. Parabéns, colega!

    Foi muito interessante você ressaltar as contribuições que o hipertexto pode trazer para a educação.

    ResponderExcluir
  2. Olá colega,
    Gostei do seu comentário "que o hipertexto traz contribuições extraordinarias com relação à aprendizagem individual e coletiva" e que aprendizagem!!1
    Beijos!
    Elzilene de Sales Dias.

    ResponderExcluir
  3. Colega,
    Essa motivação para as descobertas, para o novo no sentido de acrescentar algo em nossa vida profissional e pessoal, como você descreve, é também uma forma prazerosa de nos encorajar e proporcionar satisfação com a carreira, você não acha? Um abraço
    Gorete.

    ResponderExcluir
  4. Olá Edi, de fato utilizar hipertexto virtualmente como forma didático-pedagógica, tanto favorece o aprendizado do aluno quanto o trabalho e o crecimento do professor.
    Um abraço,
    Reni.
    Parabéns pelo seu Blog, pois está muito organizado.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Edilma..
    Concordo com você sobre a riqueza do hipertexto para o enriquecimento da nossa prática e também para os nossos alunos. muito bom
    bjs..
    Elizângela

    ResponderExcluir