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quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PROJETO RADIO CONEXÃO NO CCS

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL ARTUR DA COSTA E SILVA.
Educar para mudar

PROJETO: RÁDIO CONEXÃO ESCOLAR
Apresentação:
O presente projeto foi elaborado após estudo da série Escola Faz Tecnologia faz escola veiculada no programa Salto para o Futuro da TV Escola; é parte integrante do Projeto político pedagógico do CCS e deverá ser trabalhado envolvendo estudantes e toda comunidade escolar. Podendo passar por alterações anuais a fim de atender a demanda e atingir objetivos propostos para melhorar o processo pedagógico desenvolvido na referida U.E.
Justificativa:
A cada ano a tecnologia avança rapidamente e nem sempre conseguimos acompanhar tais evoluções. Uns nem sequer tem acesso ainda a muitos meios tecnológicos, outros o tem, mas não sabem utilizar os conhecimentos que podem ser aprendidos através desses meios para conseguir ter êxito em seus espaços sociais do cotidiano.
No âmbito educacional a tecnologia e suas linguagens vêm sendo introduzidas aos poucos, mas ainda não atinge a maioria dos estudantes das escolas públicas. Este projeto propõe ampliar o uso dos recursos tecnológicos de áudio que já existe na escola garantindo acesso a todos os estudantes de forma planejada com objetivos claros e de acordo com a sua Proposta Política Pedagógica.
Objetivo Geral:
Ampliar o uso dos recursos de áudio disponível, levando os estudantes a discutirem a linguagem utilizada pela tecnologia radiofônica, suas funções e utilidades na sociedade, bem como na formação sócio cultural dos indivíduos, favorecendo momentos de lazer na hora do recreio, diminuindo assim a indisciplina escolar.

Objetivos específicos:
• Promover mecanismo para trabalhar a interdisciplinaridade.
• Levar o aluno a ler e produzir textos.
• Explorar habilidades artísticas.
• Desenvolver habilidades de atenção, concentração, cooperação.
• Desenvolver a habilidade da oralidade.
• Levar o aluno a reconhecer a importância das linguagens tecnológicas.
• Promover a interatividade entre a comunidade escolar.
• Reduzir a evasão escolar oferecendo ao aluno uma nova opção de aprendizagem e entretenimento.
• Explorar o lazer saudável nos momentos recreativos;
• Desenvolver a liderança estudantil através dos monitores;
• Incentivar o compromisso e a responsabilidade frente ao processo de ensino e aprendizagem através dos critérios do regulamento.
Ações metodológicas:
• 01 - Utilizar o horário do recreio para transmissão de programações por turma sob comando dos monitores;
• 02 - Realizar oficina com os alunos da Unidade de Ensino para treinamento de uso dos equipamentos a serem utilizados na rádio. E simulações de elaboração e apresentação de um programa através de parcerias.
• 03 - Realizar oficinas, por turma, com os estudantes, de uso dos equipamentos, simulações de elaboração e apresentação de um programa, aproveitando aulas e disciplinas mais ligadas aos temas pertinentes à implantação da rádio.
• 04 - Realizar estudos em grupos na biblioteca e internet sobre o rádio: estação de transmissões, como funciona o radio, como se transmitem a onda de rádio, emissoras da cidade, a história do rádio no Brasil, etc.
• 05 - Realizar debates e ou palestras sobre a função do rádio e suas programações dentro do contexto atual.(nas disciplinas a fins)
• 06 - Criar um regulamento contendo critérios para uso e funcionamento da rádio.
• 07 - Montar programações com grupos de alunos para serem utilizadas na rádio durante o dia reservado para cada turma.(nas disciplinas a fins)
• 08 - Utilizar a rádio para divulgar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e projetos escolares.
• 09 - Adotar caderno de registros para as atividades desenvolvidas pela rádio a ser preenchido pelo grupo de alunos responsáveis pela programação do dia.(É importante que isto faça parte do regulamento).
Cronograma das ações:
O projeto iniciou no ano de 2006 realizando estas ações a partir de junho com continuidade nos anos seguintes.
Avaliação:
A avaliação poderá ser feita através de observações continuas dos trabalhos realizados, detectando e registrando os avanços e os pontos falhos para posteriormente serem aplicados mecanismos de correções dos insucessos e divulgação dos sucessos; portanto há de se avaliar o projeto:
• Nos momentos de reuniões periódicas, assembléias, conselhos etc.
• Através de pesquisa de opinião entre os estudantes, registrando e divulgando os dados obtidos.
• Através da observação do caderno de registro das atividades da rádio, se este for adotado.

Bibliografia/indicações de vídeos.

• Apostila Salto para o futuro: Série: Escola Faz Tecnologia...faz escola.
• Revista Nova Escola, maio de 2004.
• Enciclopédia Barsa: Rádio
• Vídeos: Salto p/ o Futuro: Escola faz tecnologia...faz escola, set/2004; O mundo cibernético de 2020 – TV Escola.

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